PESQUISANDO
E
ESCREVENDO
NOSSA
HISTÓRIA
Santana
– AP
2012
IDENTIFICAÇÃO:
Escola:
Estadual
Nossa
Senhora
de
Nazaré
Esfera:
Estadual
Endereço:
Margens
do
rio
Cachoeirinha,
nº
260.
Ilha
de
Santana
-
Município
de
Santana.
Estado:
Amapá.
Diretora:
Maria
de
Nazaré
Professor
de
História:
Orenildo
S.
Nunes
JUSTIFICATIVA:
O
presente
projeto
irá
realizar
um
estudo
sobre
a
origem
do
povoado
na
localidade
de
Cachoeirinha,
situada
na
Ilha
de
Santana
no
município
de
Santana
no
estado
do
Amapá,
além
disso,
a
necessidade
de
por
em
prática
os
métodos de pesquisa e
estudo
da
História, como
história
oral. Conhecer as fontes históricas locais como os documentos,
iconografias,
objetos de usos pessoais ou coletivos
e
edificações mais antigas.
Através
deste
trabalho
desenvolvido
e
apresentado,
debater
de
que
forma
se
deu
a
formação
do
povoado,
e
escrever
essa
História
dissociando
a
história
cientifica
do
conhecimento
empírico,
mas
aproveitando
de entrevistas
para
escrever
a
História
local,
podendo
perceber
a
importância
das
fontes,
e
de
como
usa-las
para
registrar
a
nossa
História.
OBJETIVO
GERAL:
Levantar
uma
pesquisa,
adotando
os
métodos
de
pesquisa
em História,
colocando
em
prática
conteúdos
estudados,
além
dos
alunos
interagirem
com
a
comunidade,
e
possibilitar
o
trabalho
escrito,
que
sirva
de
referencia
para
entender
a
História
da
comunidade
do
Cachoeirinha.
OBJETIVOS
ESPECIFICOS:
- Entender o processo de contextualização da História, como os acontecimentos macros e suas influencias no contexto micro, da nossa sociedade local.
- Desenvolver na prática metodologias de pesquisas em História, manipulando as fontes históricas, além de se verificar o papel do historiador.
- Registrar os fatos históricos que mais marcaram e/ou influenciaram a comunidade pesquisada.
- Produzir entrevistas através da história oral, aos moradores mais antigos da comunidade.
METODOLOGIAS:
Os
alunos
receberão
informações
do
professor
sobre,
como
se
dar
os
métodos
de
pesquisa
em
História,
entrevistas
e
registros
das
informações
pesquisadas,
focando
a
História
oral.
A
turma
será
dividida
em
grupos
e
a
eles
delegada
as
tarefas de:
fazer
uma
sondagem
de
quais são os
moradores
mais
antigos
da
vila,
e
em
seguia
entrevistá-los perguntando
sobre
a
origem
da comunidade
pesquisada,
memórias
dos
fatos
históricos
que
ocorreram
na
comunidade,
gravar
a
entrevista,
e
em
seguida
fazer
o
registro
das
informações
mais
importante
da
entrevista.
Buscar
na
comunidade
fotos
antigas,
objetos
antigos
usados
pelos
moradores
e
registrar
com
fotografias
cada
momento
da
pesquisa.
Visitar
a
Igreja
local,
buscar
documentos
que
comprovem
a data de sua
criação
na
comunidade
e
registrar
as
informações.
No final da pesquisa
fazer exposição do seu trabalho para as outras turmas da escola,
usando Data show.
Montar um museu da comunidade na escola com as fontes pesquisadas, sobre tudo com objetos antigos pertencente a História local.
Montar um museu da comunidade na escola com as fontes pesquisadas, sobre tudo com objetos antigos pertencente a História local.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação
se
dará
a
partir
de:
- Atitudes como responsabilidades, cooperação e organização do trabalho;
- Envolvimento nas tarefas;
- Interesse e motivação;
Culminância:
Montagem
de
uma
exposição
dos
textos
produzidos
pelos
alunos
mostrando
a
História
da
sua
comunidade,
exposição
de
objetos
e
fotografias
de
arquiteturas
antigas
da
comunidade.
RECURSOS:
- Documentos;
- Fotografias;
- Objetos antigos de uso pessoal ou coletivo;
- Gravador de voz;
- Caderno de anotações;
- Câmera fotográfica;
- Data show;
BIBLIOGRAFIAS:
ALBERTI,
V.
História
oral:
a
experiência
do
CPDOC.
Rio
de
Janeiro,
Instituto
de
Documentação,
Editora
da
Fundação
Getúlio
Vargas,
1990.
CHIZZOTTI,
Antonio.
"O
Cotidiano
e
as
pesquisas
em
Educação".
CORREIA,
C.H.P..
História
Oral:
teoria
e
técnica.
Florianópolis,
Ed.
Univ.
Federal
de
Santa
Catarina,
1978.
FAZENDA,
Ivani
(Org).
Metodologia
da
Pesquisa
Educacional.
In:
FRIGOTTO,
Gaudêncio.
O
Enfoque
da
Dialética
Materialista
Histórica
na
Pesquisa
Educacional.
9ª
Ed.
São
Paulo:
Cortez,
2004.
p.
71-90.
FAZENDA,
Ivani
(org.). Novos
enfoques
da
pesquisa
educacional.
2.
ed.
São
Paulo:
Cortez,
1994.
MEIHY,
J.C.S.B..
Manual
de
história
oral
.
5ª
ed.,
São
Paulo,
Loyola,
2005.
THOMPSON,
P..
A
voz
do
passado
.
2ª
ed.,
Rio
de
Janeiro,
Paz
&
Terra,
1992
Parabéns Orenildo! Seu projeto é excelente. Sucessos!
ResponderExcluirObrigado gostei do seu projeto também.
ResponderExcluir