sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PESQUISANDO E ESCREVENDO A HISTÓRIA DA COMUNIDADE DO CACHOEIRINHA NA ILHA DE SANTANA AP



PROJETO:

PESQUISANDO E ESCREVENDO NOSSA HISTÓRIA








SantanaAP
2012

 IDENTIFICAÇÃO:


Escola: Estadual Nossa Senhora de Nazaré
Esfera: Estadual
Endereço: Margens do rio Cachoeirinha, 260.
Ilha de Santana - Município de Santana.
Estado: Amapá.
Diretora: Maria de Nazaré
Professor de História: Orenildo S. Nunes














JUSTIFICATIVA:

O presente projeto irá realizar um estudo sobre a origem do povoado na localidade de Cachoeirinha, situada na Ilha de Santana no município de Santana no estado do Amapá, além disso, a necessidade de por em prática os métodos de pesquisa e estudo da História, como história oral. Conhecer as fontes históricas locais como os documentos, iconografias, objetos de usos pessoais ou coletivos e edificações mais antigas.
      Através deste trabalho desenvolvido e apresentado, debater de que forma se deu a formação do povoado, e escrever essa História dissociando a história cientifica do conhecimento empírico, mas aproveitando de entrevistas para escrever a História local, podendo perceber a importância das fontes, e de como usa-las para registrar a nossa História.




OBJETIVO GERAL:


        Levantar uma pesquisa, adotando os métodos de pesquisa em História, colocando em prática conteúdos estudados, além dos alunos interagirem com a comunidade, e possibilitar o trabalho escrito, que sirva de referencia para entender a História da comunidade do Cachoeirinha.




OBJETIVOS ESPECIFICOS:


  • Entender o processo de contextualização da História, como os acontecimentos macros e suas influencias no contexto micro, da nossa sociedade local.
  • Desenvolver na prática metodologias de pesquisas em História, manipulando as fontes históricas, além de se verificar o papel do historiador.
  • Registrar os fatos históricos que mais marcaram e/ou influenciaram a comunidade pesquisada.
  • Produzir entrevistas através da história oral, aos moradores mais antigos da comunidade.




METODOLOGIAS:


        Os alunos receberão informações do professor sobre, como se dar os métodos de pesquisa em História, entrevistas e registros das informações pesquisadas, focando a História oral.
       A turma será dividida em grupos e a eles delegada as tarefas de: fazer uma sondagem de quais são os moradores mais antigos da vila, e em seguia entrevistá-los perguntando sobre a origem da comunidade pesquisada, memórias dos fatos históricos que ocorreram na comunidade, gravar a entrevista, e em seguida fazer o registro das informações mais importante da entrevista.
        Buscar na comunidade fotos antigas, objetos antigos usados pelos moradores e registrar com fotografias cada momento da pesquisa.
Visitar a Igreja local, buscar documentos que comprovem a data de sua criação na comunidade e registrar as informações.
No final da pesquisa fazer exposição do seu trabalho para as outras turmas da escola, usando Data show.
Montar um museu da comunidade na escola com as fontes pesquisadas, sobre tudo com objetos antigos pertencente a História local.



AVALIAÇÃO:


       A avaliação se dará a partir de:
  • Atitudes como responsabilidades,  cooperação e organização do trabalho;
  • Envolvimento nas tarefas;
  • Interesse e motivação;
   Culminância: Montagem de uma exposição dos textos produzidos pelos alunos mostrando a História da sua comunidade, exposição de objetos e fotografias de arquiteturas antigas da comunidade.



RECURSOS:


  • Documentos;
  • Fotografias;
  • Objetos antigos de uso pessoal ou coletivo;
  • Gravador de voz;
  • Caderno de anotações;
  • Câmera fotográfica;
  • Data show;


BIBLIOGRAFIAS:

ALBERTI, V. História oral: a experiência do CPDOC. Rio de Janeiro, Instituto de Documentação, Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1990.
CHIZZOTTI, Antonio. "O Cotidiano e as pesquisas em Educação".
CORREIA, C.H.P.. História Oral: teoria e técnica. Florianópolis, Ed. Univ. Federal de Santa Catarina, 1978. 
FAZENDA, Ivani (Org). Metodologia da Pesquisa Educacional. In: FRIGOTTO, Gaudêncio. O Enfoque da Dialética Materialista Histórica na Pesquisa Educacional. Ed. São Paulo: Cortez, 2004. p. 71-90.
FAZENDA, Ivani (org.). Novos enfoques da pesquisa educacional. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
MEIHY, J.C.S.B.. Manual de história oral . ed., São Paulo, Loyola, 2005. 
THOMPSON, P.. A voz do passado . ed., Rio de Janeiro, Paz & Terra, 1992

2 comentários: